Conheça as principais causas de incêndio no comércio e na indústria

Não é raro vermos em jornais e noticiários lojas e empresas que foram destruídas total ou parcialmente por incêndios. Neste artigo vamos te contar quais são as principais causas de incêndio no comércio e na indústria para que você se previna. Mas já podemos adiantar que a prevenção é um conjunto de fatores, com um bom projeto, instalação e manutenção correta de equipamentos. 

 

As principais causas de incêndio

 

Existem várias situações que podem favorecer um princípio de incêndio. E o que é pior: algumas condições podem fazer com que o fogo se alastre rapidamente, destruindo todo o seu patrimônio. 

 

As principais causas estão ligadas à falhas humanas ou falta de manutenção predial. Confira:

 

  • Sobrecarga elétrica com superaquecimento, quando a rede elétrica do prédio não suporta a quantidade de equipamentos em operação. 
  • Curto circuito e descargas elétricas, causados principalmente por fiação antiga ou más condições de dispositivos elétricos.
  • Armazenamento ou transporte incorretos de produtos inflamáveis, como líquidos voláteis e gases combustíveis. 
  • Armazenamento de materiais ou resíduos de fácil combustão, como papel, em locais com faíscas ou  risco de incêndio. 
  • Uso inadequado e sem treinamento de equipamentos que produzam faísca ou fogo, como soldas. 
  • Forte atrito em maquinários pesados.
  • Ações criminosas, na pior das hipóteses.

 

Como prevenir incêndio no comércio e na indústria

 

Uma vez que a falha humana é uma das grandes responsáveis pelos incêndios no comércio e na indústria, é fundamental que todos os funcionários recebam treinamento para que operem as máquinas de maneira correta, sem causar sobrecargas, e utilizando os equipamentos de segurança corretos. 

 

Além disso, outro ponto fundamental para toda empresa é ter uma brigada de incêndio treinada e certificada por uma empresa responsável e experiente, como a Hidrocamp

 

Igualmente importante é fazer a manutenção da rede elétrica da empresa e seguir à risca todas as normas para armazenamento e transporte de produtos inflamáveis. Essas medidas já reduzem bastante os riscos de iniciar um incêndio. 

 

Por outro lado, não basta se cercar de cuidados para não iniciar um incêndio se a sua empresa não estiver equipada e preparada para combater qualquer foco antes que se alastre. Essa proteção começa desde um projeto bem estruturado, com tubos e conexões que aguentam o volume de água adequado em uma emergência sem ruptura e/ou vazamentos. Também é necessário seguir toda a regulamentação vigente, com a certificação do Corpo de Bombeiros, além de manter extintores, hidrantes, alarmes, detectores de fumaça, iluminação de emergência, rotas de fuga desobstruídas, e outros elementos de combate a incêndio em pleno funcionamento. 

 

Ter uma empresa bem equipada e com todos os elementos usados no combate ao incêndio funcionando corretamente é o que dá a tranquilidade de proteger vidas e o seu patrimônio. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo com a Hidrocamp. Nós garantimos as melhores soluções contra incêndio para o seu negócio!

 

Para iniciar a conversa insira o seu
WhatsApp

DDD + número