Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB): O que é?

Se você possui uma empresa ou um estabelecimento comercial, saiba que precisa ter toda a documentação do Corpo de Bombeiros em dia para exercer suas atividades. Aqui, no Blog da Hidrocamp, nós já falamos sobre o AVCB, que se aplica para construções maiores, com mais pessoas circulando e/ou com características bastante específicas. Agora falaremos sobre o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) para que você entenda a diferença entre os dois e saiba qual deles você precisa para suas operações. 

 

O que é o CLCB?

 

Antes de mais nada, o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) é uma autorização concedida pelo Corpo de Bombeiros para que empresas de baixo potencial de risco de vida e ao patrimônio possam exercer suas atividades. Esse certificado atesta que a edificação atende a legislação vigente e é segura contra incêndio. 

 

É importante ressaltar que todo estabelecimento com alta circulação de pessoas deve possuir o CLCB atualizado. Os edifícios que devem possuir o CLCB são:

– Prédios residenciais

– Prédios comerciais e lojas

– Templos religiosos

– Agências bancárias e casas lotéricas

– Laboratórios

– Estacionamentos

Além disso, os estabelecimentos que ficam dentro de uma construção licenciada, como as lojas de um shopping, também devem ter o CLCB. Do contrário, outras construções, como residências unifamiliares, e comércios, como barracas de feira, não precisam do CLCB.

 

Especificações das edificações que devem possuir o CLCB

 

Os estabelecimentos que devem possuir o CLCB são os que se encaixam nas seguintes especificações:

– Até 750 m²

– Até 2 pavimentos

– Público de até 100 pessoas

– Não utilizar mais de 250 litros de líquido inflamável

– Não utilizar ou comercializar produtos perigosos, como explosivos

– A atividade econômica não pode ser classificada como alto risco.

 

Como solicitar o CLCB?

 

Antes de solicitar o CLCB é preciso se certificar de que o seu projeto está de acordo com todas as determinações da legislação vigente. Para isso, conte com os profissionais da Hidrocamp. Nossa equipe poderá avaliar seu projeto e fazer os ajustes necessários, ou criar um novo projeto do zero. Nosso trabalho é sob medida para que você tenha toda a documentação em dia e a tranquilidade de ter seu patrimônio protegido. Converse com o nosso atendimento!

Depois é só entrar em contato com o Corpo de Bombeiros da sua cidade e preencher o formulário de solicitação diretamente pelo site. O Corpo de Bombeiros irá fazer a vistoria em seu estabelecimento e verificar toda a documentação, que pode ser emitida ou atualizada pela Hidrocamp. Certamente, caso esteja tudo dentro do que determina a legislação, você terá o seu CLCB. 

 

Renovação do CLCB

Definitivamente é importante ficar atento ao prazo de renovação do CLCB, que pode variar entre 1 e 5 anos dependendo do tipo de atividade exercida no prédio. Semelhantemente, quando há qualquer reforma ou alteração no layout da construção, é necessário entrar em contato com um engenheiro especialista para rever todo o projeto. Somente com a documentação atualizada você terá a sua licença aprovada. Conheça nossos serviços e saiba como a nossa equipe pode te auxiliar com toda a documentação para a solicitação da licença.

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