Extintor de incêndio vencido: o que fazer?

Os extintores de incêndio são itens essenciais para combate a incêndio. Por essa razão, toda empresa e comércio deve ter extintores posicionados estrategicamente para o caso de incidentes. Esses equipamentos são tão importantes que devem passar por manutenção, a fim de garantir que estejam em pleno funcionamento caso seja necessário. Neste artigo, vamos trazer um guia sobre manutenção, prazo de validade e o que fazer com extintor de incêndio vencido. 

 

Manutenção dos extintores de incêndio

 

A manutenção dos extintores de incêndio deve ser feita somente por empresas com registro no INMETRO. Isso garante que a empresa passou por inspeção e atende aos requisitos técnicos para lidar com esse tipo de equipamento. Assim, a primeira coisa a se fazer é exigir que a empresa apresente seu registro antes de fechar o serviço de manutenção. 

 

Um detalhe importante sobre a manutenção dos extintores de incêndio é que, em caso de negligência, além de um enorme risco para a empresa, ainda poderão haver multas e sanções por parte do Corpo de Bombeiros. Por essa razão, a manutenção desses equipamentos deve fazer parte do calendário da empresa e estar rigorosamente em dia. 

 

Outro ponto que precisamos tratar aqui é que o prazo para a manutenção varia de acordo com o tipo de extintor. Se você ainda não conhece os tipos de extintores e suas finalidades, temos um artigo completo no blog da Hidrocamp, confira!

Na manutenção dos extintores de incêndio é feita uma limpeza minuciosa do equipamento e seus componentes são inspecionados e testados. Em caso de detecção de algum problema a empresa fará a substituição de peças. Com o extintor em pleno funcionamento, o prazo de validade da manutenção é de 1 ano. 

 

Como saber se o extintor de incêndio está vencido?

 

Primeiramente é necessário saber a classe dos extintores que a sua empresa possui. Isso porque alguns deles podem ter recargas e outros não. Você pode verificar a informação sobre a validade no selo do INMETRO que é fixo ao cilindro. Para os extintores que não possuem a possibilidade de recarga, a validade estará no próprio equipamento. 

 

Também ressaltamos que o estado de conservação do extintor pode inutilizá-lo, ainda que esteja dentro da validade. Por isso, sempre observe aspectos como ferrugem e deterioração do casco, se há sinais de despressurização e se os anéis da válvula estão em bom estado.

 

Recarga dos extintores de incêndio

 

A recarga dos extintores de incêndio também devem estar de acordo com as regras do INMETRO, portanto somente empresas credenciadas podem fazer. Os extintores de água e pó químico devem passar por inspeção e, caso necessário, recarga, anualmente. Já os extintores de CO2 devem passar por manutenção a cada 6 meses, onde será feita a recarga caso se verifique perda de carga superior a 10%.

 

Onde descartar extintor de incêndio vencido?

 

No caso dos extintores de incêndio vencidos que não são reutilizáveis, as empresas credenciadas farão o descarte adequado. Não se deve, de forma alguma, descartar o extintor em lixo comum, pois seus componentes podem prejudicar o meio ambiente. 

 

Você também pode checar direto com o fabricante se possui um programa de logística reversa. A maioria dos fabricantes recolhe os extintores vencidos, e alguns até oferecem desconto na compra de novos extintores. 

Se você ficou com alguma dúvida sobre a manutenção ou sobre o que fazer com um extintor de incêndio vencido, entre em contato com a equipe Hidrocamp.

Para iniciar a conversa insira o seu
WhatsApp

DDD + número