Esta pode não ser uma resposta tão simples e objetiva. Isso porque, apesar de existir uma forma simples de calcular quantos extintores de incêndio a empresa deve ter, é necessário levar alguns aspectos, como acessibilidade, em consideração. Então confira nossas dicas para dimensionar os extintores de forma correta em seu espaço.
O que levar em consideração na hora de calcular a quantidade de extintores?
Antes de calcular a quantidade de extintores, faça uma lista com as seguintes informações:
– Qual é a classificação do material presente em sua empresa? (materiais sólidos de escritório, como papéis, madeiras e tecidos, ou materiais inflamáveis ou combustíveis, ou ainda maquinário elétrico)
– Existe material combustível no ambiente? Se sim, qual é a quantidade deste?
– Qual é a área total do prédio?
– Qual é a altura do prédio?
– Quantos pavimentos tem a construção?
– Existe alguma norma técnica específica para o seu tipo de negócio ou para a sua cidade?
Todas essas perguntas funcionam como um guia básico na hora de comprar extintores. Isso porque, além da quantidade de extintores, a empresa também deverá considerar o tipo de extintor e o tamanho de cada um. Aqui, no Blog da Hidrocamp, temos um artigo completo sobre os tipos de extintor de incêndio. Se você ainda não leu, clique aqui.
Tão importante quanto acertar na quantidade de extintores é saber como posicioná-los no seu espaço. Isso porque, em uma emergência, não adiantaria ter todos os extintores concentrados em um único pavimento, por exemplo. Assim, a disposição dos extintores deve constar no projeto anti-incêndio da sua empresa.
Quantos extintores a empresa deve ter?
Logo após observar todos os aspectos do item anterior, vamos considerar os seguintes aspectos para calcular a quantidade de extintores:
1-) O risco da edificação (baixo, médio ou alto)
2-) A distância máxima que um ocupante da edificação deverá percorrer até chegar a um ponto onde há um extintor.
E a lógica aqui é: quanto maior o risco da edificação, menor deve ser a distância a percorrer até um extintor de incêndio. Em outras palavras, quanto maior o risco, mais extintores a empresa deve ter.
Primeiramente você deve identificar o tipo de ocupação da sua edificação pelo COSCIP. Depois, é só ir na IT14 de São Paulo para identificar a carga de incêndio da sua empresa baseada na ocupação. Por último, você verifica no COSCIP se a carga de incêndio é considerada de risco baixo, médio ou alto.
Neste sentido, na tabela 1 da IT21 de São Paulo você consegue encontrar a distância máxima entre um ocupante e um extintor de acordo com o risco. A disposição é a seguinte:
Baixo risco: Distância de 25 metros.
Médio risco: Distância de 20 metros.
Alto risco: Distância de 15 metros.
Assim, a partir dessa informação, é necessário observar a planta da edificação e posicionar os extintores de modo que toda a área esteja coberta, observando os critérios de risco. Uma pessoa leiga pode ter uma noção da quantidade de extintores que irá precisar. Porém, somente o especialista poderá fazer um projeto seguro e eficaz, posicionando os extintores nos melhores pontos e evitando gastos desnecessários.
Fale com um especialista
Aqui na Hidrocamp, temos engenheiros e uma equipe especializada em instalação e manutenção de equipamentos de combate a incêndio. Entre em contato e tenha o projeto com melhor custo-benefício e sem dores de cabeça.