3 motivos para treinar seus funcionários para situações de emergência

Qualquer empresa ou edificação infelizmente está sujeita a incêndio. Mas não é por esse motivo que os cuidados de proteção devem ser negligenciados. Ter um bom projeto feito por especialistas e equipamentos de qualidade é fundamental para evitar grandes emergências. Porém existe um fator que é crucial para que um incêndio não atinja grandes proporções: o treinamento de todos os funcionários para situações de emergência. Por isso, neste artigo vamos te dar 3 bons motivos para treinar todos os seus funcionários e evitar incidentes.

 

1- Proteção de vidas

 

O primeiro e também maior motivo para treinar seus funcionários para situações de emergência é a própria proteção deles mesmos e de todas as outras pessoas que circulam pela edificação. Isso porque, embora a tecnologia dos equipamentos esteja se desenvolvendo cada dia mais, ainda são necessárias pessoas capazes de manusear equipamentos como mangueiras, hidrantes e extintores. Por esta razão, em uma situação de emergência não basta que todos corram para fora de maneira desordenada. Isso pode colocar todos em risco.

 

O treinamento dos funcionários também deve incluir os sinais de um incêndio iminente, como fumaça ou cheiro de queimado, e como reagir rapidamente para evacuar o prédio de forma segura. Conhecer as rotas e saídas de emergência é básico e essencial para todos.

 

2- Auxílio à brigada de incêndio e ao corpo de bombeiros

 

Ter equipes de funcionários capazes de não entrar em pânico durante uma emergência faz toda a diferença. Isso porque, mesmo que sua empresa possua uma brigada de incêndio treinada e certificada, ainda assim pode ser necessário um suporte dos companheiros da equipe. 

 

Nesse sentido, oferecer treinamento para toda a equipe garante que mais pessoas sejam capazes de auxiliar os brigadistas na hora de manusear os equipamentos ou cuidar dos feridos. Essas pessoas também podem manter o contato com o Corpo de Bombeiros e auxiliar na chegada dele ao local do incêndio, enquanto a brigada faz seu trabalho. 

 

3- Proteção da propriedade e da continuidade das atividades

 

Para quem nunca pensou sobre esta possibilidade, um incêndio pode tirar mais que vidas. Ele também pode inviabilizar as atividades das empresas e tirar o emprego de muitas pessoas. Neste sentido, ter uma equipe que saiba agir rápido ao menor sinal de incêndio garante mais proteção à edificação. Mesmo que haja um foco de incêndio, se a sua brigada agir com rapidez, certamente os danos serão menores e mais fáceis de recuperar. Por outro lado, se o fogo consome toda a edificação, fica muito difícil retomar as atividades e isso pode custar o emprego de muitas famílias. 

 

Além disso, empresas que demonstram um compromisso com a segurança de seus funcionários são vistas de forma mais positiva pelos clientes, fornecedores e partes interessadas, o que pode ajudar a preservar a reputação da empresa e manter a confiança do mercado.

Então se você ainda não possui uma equipe e uma brigada de incêndio treinadas, é hora de começar a se preocupar. Isso melhora a avaliação de risco da sua empresa e torna o ambiente mais seguro.  Converse com um de nossos profissionais sobre nossos treinamentos.