Um dos maiores temores das empresas é um princípio de incêndio nos aparelhos de ar-condicionado. Embora não sejam extremamente comuns, esses incêndios podem acontecer devido a falhas elétricas, superaquecimento, manutenção inadequada ou instalação incorreta. E todo o temor de um incêndio iniciado por estes aparelhos se deve ao fato de que esse é um tipo de incidente que toma grandes proporções em um curto período de tempo. Por isso, fique atento a estas dicas e saiba o que fazer em caso de incêndio iniciado pelo ar-condicionado.
Não entre em pânico, siga estes passos:
Primeiramente, se você detectar qualquer cheiro de queimado, fumaça ou fagulha vindo do ar-condicionado, siga estes passos para evitar que as chamas se alastram rapidamente.
1. Desligue a energia: Isso pode ajudar a prevenir a propagação do incêndio e evitar novos focos. Vá até o quadro de distribuição elétrica e desligue o disjuntor correspondente à área onde o ar-condicionado está instalado.
2. Avalie a situação: Além disso, se o fogo for pequeno e controlável, você pode tentar apagá-lo com um extintor de incêndio adequado. Para incêndios elétricos, utilize um extintor de Classe C, perfeito para lidar com este tipo de incidente.
3. Use o extintor corretamente: Puxe o pino de segurança, aponte o bico do extintor para a base do fogo, segure a alavanca do extintor para liberar o agente extintor e mova o bico do extintor de incêndio de um lado para o outro até que o fogo esteja completamente apagado.
4. Evacue o local e acione o Corpo de Bombeiros imediatamente: Se o incêndio não puder ser controlado rapidamente ou se começar a se espalhar, evacue imediatamente o local. E lembre-se que mesmo para o menor incidente com fogo é essencial chamar os bombeiros (ligue 193) para garantir que o fogo esteja completamente extinto e para que eles possam verificar se há riscos de reignição. Informe-os sobre a natureza do incêndio e se há aparelhos elétricos envolvidos. Isso protegerá o seu patrimônio de novos focos de incêndio, mesmo após o uso do extintor.
E a dica mais importante de todas: Nunca use água!
Nunca tente apagar um incêndio elétrico com água, pois isso pode causar choques elétricos e potencialmente agravar a situação. A água é condutora de eletricidade e pode aumentar o risco de eletrocussão.
Como prevenir incêndio causado pelo ar-condicionado?
Em primeiro lugar, as melhores maneiras de prevenir esse tipo de incêndio são fazendo a instalação e a manutenção destes equipamentos com empresas especializadas. Muitos desses incidentes se iniciam em equipamentos que foram instalados por amadores, sem conhecimento da parte elétrica. Quando o assunto é instalação elétrica, o barato pode sair caro e custar todo o seu patrimônio.
Sob o mesmo ponto de vista, outra maneira de ter uma resposta rápida e eficaz para um princípio de incêndio é ter bons equipamentos de combate a incêndio instalados em sua edificação. A Hidrocamp cuida de toda a parte de prevenção a incêndio desde o projeto até a instalação e manutenção dos equipamentos. Tenha uma empresa segura com a equipe de especialistas da Hidrocamp. Entre em contato e saiba como proteger a sua empresa.