As mangueiras de incêndio fazem parte dos equipamentos considerados essenciais para o combate às chamas. Assim, a maioria dos espaços públicos ou residenciais deve ter uma ou mais mangueiras devidamente instaladas, de acordo com o projeto desenvolvido por um especialista.
Muito diferentes das mangueiras de plástico ou borracha que temos em casa, as mangueiras de incêndio são um duto grosso e flexível, fabricadas em material resistente ao fogo. Elas são acopladas a hidrantes para que haja um grande volume de água em caso de emergência.
Por serem itens tão importantes para a segurança de todos, as mangueiras também devem passar por inspeção periódica e estar dentro das normas ABNT. Por essa razão, somente profissionais especializados podem fazer a inspeção e também a manutenção desse equipamento. Hoje vamos dar dicas para que você conserve suas mangueiras de incêndio em bom estado e também saiba identificar sinais de deterioração para solicitar a manutenção.
Mantenha a mangueira de incêndio em boas condições
Aqui vão algumas dicas dos nossos especialistas para que as mangueiras de incêndio da sua empresa estejam sempre em condições de uso.
- Evite arrastar a mangueira pelo chão, caso precise esticá-la. O atrito deteriora sua parte têxtil exterior e pode causar vazamentos.
- Acondicione a mangueira sempre enrolada da maneira correta, pronta para o uso.
- Evite manusear a mangueira próximo a objetos cortantes e quinas pontiagudas.
- Não exponha a mangueira diretamente no fogo ou em superfícies que estejam em altas temperaturas.
- Não deixe a mangueira conectada ao hidrante quando for guardá-la.
- Deixe a mangueira secar bem após sua utilização e antes de guardá-la.
- Limpe a mangueira sempre que verificar mofo ou outra sujeira na parte externa.
Manutenção da mangueira de incêndio
Por ser um dos itens de segurança contra incêndio mais importantes, é primordial que a mangueira de incêndio esteja em plenas condições no momento da emergência. Nesse sentido, a manutenção preventiva é a melhor opção para garantir a tranquilidade de todos.
Os brigadistas ou demais pessoas que circulem no prédio devem fazer uma inspeção ocular geral a cada 3 meses para identificar possíveis problemas como desgaste na parte têxtil, ressecamento e cortes, desgaste dos conectores ou deformidades. Caso note alguma anormalidade, a mangueira deve ser encaminhada imediatamente ao especialista para a realização de testes e manutenção.
Existe também uma inspeção que deve ser feita por equipe especializada a cada 12 meses. A essa inspeção chamamos de “ensaio hidrostático”, que vai assegurar que a mangueira e todos os demais componentes estão funcionando. Caso identifique alguma falha, a equipe fará a manutenção. Tudo isso deve ficar registrado na empresa para que não se perca a nova data de inspeção. É importante ressaltar também que mangueiras expostas a altas temperaturas e produtos químicos devem passar por inspeção e manutenção em uma frequência menor.
Seguindo estas dicas de preservação e manutenção, você aumentará muito a vida útil do seu equipamento, o que reduz muito os gastos com reposição. Além disso, nada substitui a tranquilidade de saber que todos os equipamentos de combate a incêndio em sua empresa estão funcionando corretamente. Afinal, eles garantem a segurança do seu patrimônio e de todas as vidas envolvidas.
Entre em contato com a Hidrocamp e conheça nosso serviço de manutenção.