O risco de incêndio é uma constante na operação de qualquer empresa. No entanto é importante ressaltar que os grandes desastres em empresas, que até ganham a mídia, normalmente acontecem quando a prevenção e avaliação de risco são negligenciadas. Isto quer dizer que é muito mais fácil de acontecer um incêndio de grandes proporções quando não há um bom projeto de prevenção e combate, feito por empresa especializada, bem como quando a manutenção de todos os itens de segurança não está em dia. E tudo isso varia de acordo com a classificação de risco de cada empresa. Você já fez da sua empresa?
O que é uma avaliação de risco de incêndio?
Uma empresa especialista em proteção e combate a incêndio deve fazer a avaliação de risco. O objetivo é checar o projeto da empresa, as instalações dos equipamentos e as condições em que os equipamentos se encontram. Outro aspecto muito importante que deve constar na avaliação é a atividade-fim da empresa e se ela imputa riscos aos ocupantes da edificação, bem como a quantidade de ocupantes e transeuntes que circulam diariamente.
A avaliação de risco, como o próprio nome sugere, serve para identificar potenciais riscos de focos de incêndio ou de falha nos equipamentos com o objetivo de evitar grandes incidentes com fogo. Uma empresa que zela pela proteção de vidas e do seu patrimônio deverá refazer a avaliação periodicamente, além de tomar outras medidas na prevenção.
Qual a frequência ideal para realizar a avaliação de risco de incêndio?
O prazo ideal para realizar a avaliação de risco é entre 12 e 18 meses. Isso vale para empresas que não tiveram alterações no layout da construção, nem ampliaram o quadro de funcionários, tampouco alteraram etapas na produção ou sua atividade-fim.
Assim, todas as empresas que passaram por mudanças devem refazer a avaliação imediatamente após a implantação destas.
O que fazer com o resultado da avaliação de risco?
Evidentemente que o laudo da avaliação irá apontar os possíveis problemas que a empresa enfrenta em seu sistema de prevenção e combate. Assim, o primeiro e mais importante passo é contratar uma empresa especialista para fazer toda a manutenção necessária para manter sua empresa segunda.
Outro passo que recomendamos é deixar toda a equipe ciente de tudo que foi feito a partir da avaliação, bem como quais são os setores com maior risco. Isso faz com que os funcionários da empresa conheçam os riscos de suas atividades e tomem as devidas precauções.
A avaliação de risco é um importante processo também para identificar melhorias no sistema da empresa. Isso traz ainda mais segurança para o seu patrimônio. Entre em contato com a Hidrocamp e agende uma avaliação.