Os desafios na a proteção de edificações antigas

Em todos os nossos anos de atuação na proteção de edificações, as mais desafiadoras são as edificações antigas. Esta é uma tarefa que exige atenção especial e expertise. Por outro lado, garantir a segurança das pessoas que frequentam estes locais torna-se ainda mais importante. Se a sua empresa está em uma construção antiga, atente-se aos aspectos que abordaremos neste artigo.

 

Infraestrutura obsoleta

 

Primeiramente, na época da construção das edificações antigas, as normas de segurança contra incêndio não eram tão rigorosas como hoje. Isso implica sistemas elétricos com fiação antiga e ligações feitas sem os requisitos mínimos de segurança, e problemas estruturais, como número de saídas de emergência insuficiente e materiais inflamáveis utilizados na estrutura. 

 

Soluções modernas, como sistemas de detecção de incêndio de alta sensibilidade e alarmes inteligentes, são essenciais para elevar o nível de proteção. No entanto, a instalação desses sistemas deve ser  feito com cuidado para respeitar o patrimônio arquitetônico da edificação.

 

Adequação às normas modernas para a proteção de edificações antigas

 

Outra dificuldade é a adequação às Normas Brasileiras de Proteção Contra Incêndio (NBRs). Entretanto, edificações antigas, muitas vezes, não foram projetadas para atender às exigências modernas de combate ao fogo. O desafio está em adaptar essas estruturas sem comprometer seu valor histórico ou sua integridade.

 

Aqui entra o diferencial da Hidrocamp: com a expertise dos nossos engenheiros especializados, desenvolvemos projetos personalizados, garantindo que as exigências de segurança sejam cumpridas, ao mesmo tempo em que preservamos a identidade arquitetônica do prédio.

 

Materiais de construção antigos e inflamáveis

 

Muitos prédios antigos utilizam materiais inflamáveis, como madeiras tratadas, que, apesar de esteticamente belas, oferecem um risco considerável. Atualizar esses materiais sem comprometer o estilo original do edifício pode ser uma tarefa árdua, mas aplicar produtos retardantes de fogo e instalar barreiras de contenção são soluções que ajudam a mitigar esse risco.

 

Manutenção preventiva

 

Afinal, além da instalação dos sistemas de proteção, é fundamental manter uma manutenção regular e preventiva. Edificações antigas estão mais suscetíveis ao desgaste, e a falha de um sistema de combate a incêndios pode ser desastrosa. Por isso, inspecione regularmente os equipamentos e agende manutenções periódicas para garantir a segurança de todos.]

 

Seu espaço protegido

A proteção de edifícios históricos deve ser eficiente e responsável. Na Hidrocamp, respeitamos a construção, seu estilo e sua arquitetura oferecendo o máximo de proteção. Nosso compromisso é oferecer soluções personalizadas. Projetos específicos para cada construção. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais

 

Para iniciar a conversa insira o seu
WhatsApp

DDD + número