00
Um item que deve constar no calendário de toda empresa é a data de Manutenção dos Equipamentos de Combate a Incêndio. A Manutenção Preventiva e Corretiva periódica é o que garante que todos os seus sistemas de segurança estejam em pleno funcionamento em caso de uma emergência. Cabe ressaltar aqui que um incêndio, além de destruir todo um patrimônio, ainda pode tirar vidas. Por essa razão, os proprietários de empresas que não se preocupam com a manutenção dos equipamentos de combate a incêndio ainda podem responder na justiça caso aconteça qualquer incidente.
De quanto em quanto tempo fazer a manutenção nos equipamentos de combate a incêndio?
A periodicidade para a manutenção dos equipamentos pode ser mensal, trimestral, ou em caso de emergência, dependendo do projeto feito e dos tipos de sistemas instalados. Também são levados em consideração aspectos como periculosidade, quantidade de pessoas circulando na empresa e tipo de atividade exercida.
O Corpo de Bombeiros exige que a manutenção preventiva seja feita, pelo menos, a cada três meses. Em caso de negligência, a empresa pode ter o AVCB/ CLCB cassado. Em casos mais graves, a empresa pode inclusive receber multas e ter seu edifício interditado até que tudo esteja funcionando corretamente.
Para se ter ideia da gravidade, a falta de manutenção pode te impedir de receber o apólice do seu seguro predial em caso de incêndio. Então não deixe para depois! Agende sua Manutenção dos Equipamentos de Combate a Incêndio com nossa equipe de especialistas e garanta a segurança da sua empresa.
Quais equipamentos devem passar por manutenção?
Primeiramente, ao contratar o serviço de manutenção, nossa equipe irá inspecionar e atestar o funcionamento dos seguintes equipamentos:
- Extintores de incêndio, que devem estar dentro do prazo de validade;
- Alarmes de incêndio e sistema de detecção de fumaça;
- Luzes e sinalização de emergência;
- Chuveiros automáticos;
- Bomba de incêndio
- Hidrantes;
- Portas corta-fogo;
- Demais equipamentos instalados, de acordo com o seu projeto.
Após a realização de todos os testes necessários, nossa equipe irá emitir um laudo atestando o bom funcionamento de todo o seu sistema anti-incêndio. Esse laudo é o documento mais importante para garantir a segurança da sua empresa até a data da próxima manutenção.
3 vantagens de fazer a manutenção preventiva dos equipamentos de combate a incêndio
As três principais vantagens de fazer a manutenção são:
Segurança
Além de garantir a proteção de todas as pessoas, seu patrimônio também estará seguro. E essa segurança não é somente em relação aos incêndios, mas também às sanções da lei para empresas que não fazem a manutenção.
Menos custos
Equipamentos que funcionam corretamente economizam energia elétrica. Além disso, a vida útil de equipamentos bem cuidados é maior, portanto você não precisará fazer a reposição com frequência. A manutenção preventiva também evita que você tenha um grande gasto repentino com diversos reparos em seu sistema.
Além disso, mesmo com o custo da equipe de manutenção, você verá que, no longo prazo, a manutenção preventiva gera uma grande economia.
Produtividade
Ter todos os equipamentos funcionando corretamente também garante que suas equipes não precisem interromper o trabalho com frequência em caso de incidentes. Ao passo que, outro ponto importante é que, por estar dentro da lei, sua empresa dificilmente será fechada ou terá suas atividades interrompidas por falta de manutenção, o que causaria um enorme prejuízo.
Em síntese, como pode ver, a Manutenção Preventiva e Corretiva é sempre o melhor caminho. Então não se esqueça, siga nossas dicas e tenha um ambiente de trabalho seguro e dentro das normas. Isso fará toda a diferença em caso de incidentes.