Antes de iniciar as atividades de qualquer empresa, os proprietários devem ter um projeto de combate a incêndio. Esse projeto serve como um guia para a instalação de tubulações e equipamentos que vão garantir a segurança de todos os envolvidos no negócio. É importante ressaltar que esse projeto deve estar de acordo com as determinações do Corpo de Bombeiros e com a legislação vigente em cada cidade e estado. É por esse motivo que você deve contratar empresas especializadas e com ampla experiência nessa área, como a Hidrocamp.
Um projeto de combate a incêndio mapeia áreas de risco e determina onde serão instalados equipamentos e sinalização a fim de minimizar o pânico durante incidentes. Além disso, o projeto também estabelece rotas de fuga e todo o plano de emergência da empresa. Trata-se de um documento que será entregue ao Corpo de Bombeiros para que este ateste a segurança do edifício e emita o AVCB ou CLCB.
Quando devo fazer ou refazer um projeto de combate a incêndio?
Cada município e estado possui determinações específicas quanto às situações em que um novo projeto é necessário. No entanto, se você contratar uma empresa especializada em projetos, não há com o que se preocupar. Afinal, os técnicos saberão todos esses detalhes antes de fazer o seu projeto. Mas em linhas gerais, podemos deixar aqui algumas situações em que é necessário ter um projeto:
- Ao iniciar as atividades da empresa em uma edificação;
- Quando seu espaço passa por reformas que modifiquem a configuração;
- Quando sua empresa passa por amplificação ou diminuição;
- Se o tipo de atividade exercida dentro da edificação sofrer alguma alteração;
- Quando realizar eventos dentro da edificação;
- Caso receba notificação de alguma irregularidade e precise regularizar a edificação.
Por que é importante ter um projeto feito por especialistas?
Nós da Hidrocamp sempre vamos enfatizar a importância de um projeto feito por especialistas. Isso porque, em nosso dia a dia, é comum nos depararmos com empresas que não conseguem obter a documentação de vistoria do Corpo de Bombeiros por terem feito o projeto com amadores. Aqui vale a máxima: O barato sai caro!
Além disso, mesmo que o projeto seja aprovado, dependendo dos materiais e equipamentos utilizados por amadores, a empresa não estará segura. Isso porque em caso de emergência com fogo, os canos e tubulações devem ser apropriados para aguentar a pressão da água. Além disso, os equipamentos devem ser receber testes e inspeções regularmente para garantir seu bom funcionamento. E apenas uma empresa especializada em segurança contra incêndio pode garantir a sua tranquilidade.
Em suma, um projeto feito por engenheiros especialistas é a opção mais segura e com melhor relação custo-benefício para a sua empresa. Afinal, um dos melhores investimentos que você pode fazer é na segurança das pessoas e do seu patrimônio.