AVCB e CLCB vencidos: O que fazer?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) são documentos essenciais que atestam a segurança contra incêndios em edificações e estabelecimentos comerciais. Para se ter ideia da seriedade, sem esta documentação a indústria, empresa ou comércio fica impossibilitado de exercer suas funções e ainda pode receber uma multa, além de outras sanções. Mas e quando você descobre que o AVCB ou CLCB estão vencidos? O que fazer?

 

Qual é a validade do AVCB e CLCB?

 

A validade do documento emitido pelo corpo de bombeiros varia de Estado para Estado. Em São Paulo, a validade pode ser de 1 a 5 anos, dependendo do tipo de atividade exercida e do risco de cada empresa. Essa informação pode ser encontrada diretamente no documento.

 

Um detalhe importante sobre a validade é não esperar o documento vencer para iniciar o processo de renovação. Isso porque, durante esse período, você fica desprotegido e pode sofrer sanções, além da incerteza de que a sua operação continua segura. Do mesmo modo, vale ressaltar que caso a sua empresa tenha qualquer incidente com fogo durante o período em que o CLCB ou AVCB estiver vencido, o seguro provavelmente recusará a liberação do pagamento.

 

AVCB e CLCB vencidos: Como renovar?

 

O procedimento de renovação também pode sofrer pequenas mudanças a depender do Estado. No Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros lançou o Portal Via Fácil, onde você pode consultar suas licenças e agendar novas vistorias. 

 

Para isso, basta efetuar seu cadastro,  acessar o sistema e preencher a ficha de solicitação de vistoria. Esta é uma facilidade do Corpo de Bombeiros do Estado para que não haja nenhum problema na hora de renovar o AVCB ou CLCB.

 

Se o seu AVCB ou CLCB estiver vencido, uma dica importante é fazer um check-up em todos os equipamentos da sua empresa para se certificar de que todos estão dentro do prazo de validade, sem avarias e em pleno funcionamento. Isso porque, quanto mais tempo sua empresa perder até corrigir todos os problemas apontados no relatório, mais tempo levará para a licença ser emitida. O serviço de manutenção da Hidrocamp pode te ajudar a deixar sua empresa preparada antes da vistoria do Corpo de Bombeiros. Fale com a nossa equipe para saber mais. 

 

Não deixe para a última hora

 

Agora que você já sabe que terá um grande problema se deixar o seu AVCB ou CLCB vencer e não se mobilizar para solicitar a renovação, é hora de agendar a data de renovação. Também é recomendável ter uma pessoa em sua empresa responsável pelo procedimento. E lembre-se de contar com a Hidrocamp caso precise de ajuda.