Equipamentos mais utilizados contra incêndio em condomínios residenciais

Quando falamos sobre prevenção de  incêndio, a dinâmica em prédios residenciais é um pouco diferente. Isso porque, o início pode se dar em qualquer uma das unidades habitacionais, por diversos motivos, e isso foge um pouco do controle da administradora. Isso porque, é impossível fiscalizar o interior do imóvel de todos os moradores para se certificar de que todos os equipamentos e eletrodomésticos estão funcionando corretamente. Deste modo, para evitar acidentes maiores e que as chamas se espalhem rapidamente, vamos falar hoje sobre os equipamentos mais utilizados contra incêndio em condomínios residenciais. 

 

Principais focos de incêndio em condomínios residenciais

 

 A princípio, antes de falarmos sobre os equipamentos, é necessário entender que em prédios residenciais, diferentemente dos comerciais, existem muitos outros pontos de vulnerabilidade, como:

    • Cozinhas: Fogões, fornos, torradeiras e outros eletrodomésticos que geram calor, além de manuseio incorreto de óleo quente, que é uma causa frequente de incêndio.
    • Instalações elétricas: Sobrecargas elétricas, curto-circuito, falta de manutenção na rede. 
    • Cigarros: Incidentes com sofás, tapetes, colchões, ou até mesmo o descarte incorreto.
    • Churrasqueiras e áreas de lazer: Brasas do carvão ou churrasqueiras a gás.
  • Equipamentos elétricos: Superaquecimento ou ferro de passar esquecido ligado.
  • Gás encanado: Vazamentos
  • Atos intencionais: Vandalismo em áreas comuns ou ateamento de fogo nas unidades habitacionais.

 

Equipamentos mais utilizados em condomínios residenciais

 

Sobretudo, como vimos, o condomínio residencial possui muitos outros perigos que normalmente não enfrentamos em prédios comerciais. Por esta razão, deve estar bem equipado para evitar a propagação das chamas em caso de incêndio. Por haver também um grande número de pessoas habitando o local, é importante ter um bom projeto feito por especialistas em prevenção e combate a incêndio para garantir a segurança de todos.

 

Extintores de incêndio

Os extintores de incêndio são essenciais para combater pequenos focos de incêndio antes que se tornem incontroláveis. Em condomínios residenciais, é comum encontrar extintores de diferentes tipos, como os de pó químico ABC, CO2 e água pressurizada, distribuídos em pontos estratégicos, conforme as normas de segurança.

 

Hidrantes e mangueiras

Os hidrantes são fundamentais para fornecer água em grande quantidade para combater as chamas. Em condomínios residenciais, é comum haver sistemas de hidrantes que se conectam à rede de abastecimento de água da cidade. Além disso, as mangueiras de incêndio são utilizadas para direcionar o fluxo de água para áreas específicas.

 

Alarmes

Os alarmes de incêndio são dispositivos de alerta que detectam a presença de fumaça ou calor, emitindo sinais sonoros e visuais para alertar os moradores sobre a ocorrência de um incêndio. Em condomínios residenciais, é importante que esses alarmes estejam interligados a uma central de monitoramento para garantir uma resposta rápida em caso de emergência. Eles também são fundamentais para que todos os moradores evacuem o prédio e busquem um abrigo seguro.

 

Portas corta-fogo

Juntamente com os demais itens de combate a incêndio, as portas corta-fogo são projetadas para resistir ao fogo por um determinado período de tempo, impedindo a propagação das chamas e do calor para outras áreas do edifício. Em condomínios residenciais, é fundamental que as portas corta-fogo estejam instaladas em locais estratégicos, como saídas de emergência e áreas comuns.

 

Sinalização de emergência

A sinalização de emergência serve para orientar os moradores sobre as rotas de fuga seguras em caso de incêndio. Em condomínios residenciais, é importante que a sinalização de emergência esteja claramente visível e atualizada, para garantir uma evacuação rápida e segura.

 

Na dúvida, consulte especialistas

 

Os equipamentos de combate a incêndio são essenciais para garantir a segurança dos moradores em condomínios residenciais. Além de serem instalados corretamente e seguindo um projeto feito por especialistas, esses equipamentos também devem passar por inspeção e manutenção periódica. A segurança dos moradores deve ser prioridade em condomínios. Converse com a equipe da Hidrocamp para saber como proteger vidas e patrimônios