Atenção: O conteúdo deste artigo é de extrema importância em um princípio de incêndio. Isso porque, como o próprio nome já diz, o modo como as pessoas irão agir quando virem os primeiros sinais de fogo é determinante para todo o seu desfecho. Então saiba como identificar um princípio de incêndio e o que você pode fazer para garantir a segurança de todos.
Tipo de incêndio
O primeiro e mais importante passo antes de ter qualquer tipo de ação é identificar o tipo de incêndio. Vale ressaltar aqui que em caso de incêndio em materiais inflamáveis, explosivos ou tóxicos, o melhor a fazer é acionar o Corpo de Bombeiros com urgência, evacuar e isolar o local. Não tente conter as chamas, pois isso representa um grande perigo.
Este artigo vai focar em incêndios orgânicos, em materiais comuns, como madeira, papel, tecidos, plástico etc. Isto é, materiais disponíveis em lojas ou escritórios. Este é o tipo de incêndio mais comum e também o mais simples de apagar logo no início.
O que fazer em um princípio de incêndio?
Caso o incêndio se inicie na rede elétrica, devido a um curto circuito, ou mesmo em algum equipamento elétrico, desligue imediatamente a rede elétrica e acione o corpo de bombeiros. Não tente conter as chamas com água neste caso, pois pode causar choque elétrico.
Em empresas que possuem cozinha e oferecem comida no refeitório, um tipo muito comum de princípio de incêndio é com óleo quente. Se isso acontecer, o primeiro passo é desligar a chama do fogão. Nunca jogue água na panela com óleo quente pois isso pode alastrar ainda mais as chamas e aumentar exponencialmente o foco de incêndio. Para controlar o fogo, o correto é utilizar um extintor de incêndio de classe K, próprio para princípio de incêndio em cozinhas.
Para os demais casos, o recomendado é sempre utilizar o extintor de incêndio disponível no local e acionar a brigada de incêndio e o corpo de bombeiros. Após extinguir as chamas, abra todas as janelas e permita que o local ventile para que a fumaça saia.
Como utilizar o extintor de incêndio?
As empresas que possuem um projeto de proteção e combate a incêndio feito por especialistas certamente possuem os extintores das classificações corretas espalhados em pontos estratégicos para combater qualquer princípio de incêndio. Por isso, se algum incidente deste tipo ocorrer, o primeiro passo é se manter calmo e utilizar o extintor.
Todo extintor possui um pino ou lacre de segurança que deve ser removido apenas no momento da utilização para combater as chamas. Depois, segure a mangueira do extintor com a mão firme e aponte o bico para a base do fogo. Se mantenha sempre a uma distância segura do fogo.
Com a outra mão, aperte as duas alavancas juntas para liberar o agente extintor. Tenha cuidado com extintores de CO2, pois estes podem ficar muito frios e ferir as mãos. Aplique uma pressão contínua nas alavancas até que a chama esteja totalmente extinta. Então solte as alavancas para interromper a descarga.
Observe se as chamas irão retornar e retome o processo. É importante frisar que mesmo após as chamas cessarem, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros e continuar observando o local, pois a qualquer momento as chamas podem reacender.
E o mais importante de tudo: Se as chamas não cessarem após descarregar o extintor ou se o fogo sair do controle, evacue o local e deixe que o Corpo de Bombeiros faça seu trabalho.
Da mesma forma, outro detalhe que às vezes passa despercebido é a substituição do extintor que foi utilizado. Este equipamento é um dos mais importantes para combate a incêndio. Por essa razão, se ele foi danificado ou utilizado em um princípio de incêndio, deve ser substituído imediatamente.
Priorize a prevenção
Estas dicas devem ser utilizadas em situações de emergência. Porém ressaltamos o quanto é importante trabalhar preventivamente para que essas situações sejam extremamente raras. Para isso, conte com a Hidrocamp para fazer a manutenção periódica e substituição de itens de segurança. Converse com a nossa equipe para saber mais.