Quando falamos em normas de segurança contra incêndio, é muito comum nos depararmos com a sigla IT, que significa instrução técnica do Corpo de Bombeiro. As famosas ITs são normas elaboradas pelo Corpo de Bombeiro juntamente com a Polícia Militar acerca dos procedimentos necessários para a segurança contra incêndio. Em alguns estados, as instruções técnicas são chamadas de normas técnicas (NTs), portanto se você vir algum destes termos, saiba que dizem respeito às regras do Corpo de Bombeiros. A emissão dos certificados do Corpo de Bombeiros baseia-se no cumprimento das ITs pelos estabelecimentos.
Atenção ao que dizem as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros
As ITs foram elaboradas tendo como objetivo principal a proteção de vidas. Por isso, é imprescindível que qualquer comércio ou indústria se enquadre em todas essas instruções a fim de oferecer um ambiente seguro para seus clientes e funcionários. Vale ressaltar que o cumprimento das ITs é uma obrigação legal para todas as edificações.
No site do Corpo de Bombeiros é possível encontrar todas as ITs que o seu estabelecimento deve cumprir para a obtenção do certificado. Porém, para quem não é especialista na área, é um tanto complicado entender todas as exigências, e adequá-las ao seu espaço. Por este motivo, para estar em dia com as instruções e conseguir obter o seu AVCB ou CLCB, é necessário buscar ajuda especializada. A Hidrocamp atua há mais de 35 anos na prevenção e combate a incêndio. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e saiba como fazer a adequação do seu estabelecimento às exigências do Corpo de Bombeiros.
Quais são as principais instruções técnicas do Corpo de Bombeiros?
As instruções ou normas técnicas do Corpo de Bombeiros variam em cada estado. Porém, todas elas têm em comum os principais pontos de adequação de qualquer estabelecimento. Essas ITs determinam a utilização dos seguintes itens:
- Sistemas de detecção e alarme de incêndio;
- Saídas de emergência e portas corta-fogo;
- Iluminação de emergência e rotas de fuga;
- Sistemas de combate a incêndio (hidrantes, mangotinhos, mangueiras e extintores);
- Brigada de incêndio;
- Gestão de risco de incêndio.
As ITs também abordam muitos outros pontos, mas estes descritos aqui são os principais. Você irá encontrar algumas variações a depender do tipo de empresa e do porte. Nesse sentido, o mais importante é estar atento a todas a ITs que se encaixam ao seu tipo de estabelecimento e fazer todas as adequações utilizando equipamentos de qualidade e confiáveis, além de contar com a mão de obra especializada para instalação.
Em suma, não corra riscos ao submeter a sua empresa à avaliação do Corpo de Bombeiros. Conte com a experiência de quem mais entende de AVCB e CLCB. A Hidrocamp oferece serviços especializados para que você tenha sempre uma empresa segura e dentro das determinações do Corpo de Bombeiros.