Se a sua empresa precisa armazenar produtos inflamáveis para o uso ou comercialização, leia atentamente este artigo. Vamos dar dicas de armazenagem para que você minimize os riscos de incidentes com fogo e explosões.
O que são produtos inflamáveis?
Primeiramente, a maioria dos produtos pode propagar as chamas com certa facilidade quando há um princípio de incêndio por qualquer razão. Porém os produtos inflamáveis são aqueles que não precisam de muitas condições favoráveis para iniciar as chamas. Eles podem ter apresentações líquida, gasosa ou sólida.
Por exemplo, alguns comuns de produtos inflamáveis como: gasolina, álcool, solventes, tintas e gás propano. Esses materiais geralmente possuem pontos de fulgor baixos, o que significa que podem formar vapores inflamáveis a temperaturas relativamente baixas. Por isso é necessário um cuidado extra para armazená-los.
Como armazenar produtos inflamáveis?
Escolha o local adequado
O local onde você armazena produtos inflamáveis é um dos fatores mais críticos para a segurança. Eles devem ser armazenados em área ventilada para evitar a acumulação de vapores que podem levar a explosões. Esses espaços devem ter sinalização para o correto armazenamento, evitando a mistura com outros tipos de materiais.
Além disso, é fundamental manter os produtos inflamáveis longe de fontes de ignição, como chamas abertas, faíscas elétricas e superfícies quentes. E vale lembrar que toda a parte elétrica do espaço onde estão armazenados deve passar por manutenção constante para evitar curtos-circuitos que possam iniciar as chamas.
Utilize contêineres e armários certificados
Os contêineres e armários usados para armazenar produtos inflamáveis devem ser certificados e adequados para esse propósito. Os materiais de sua fabricação devem ser resistentes ao fogo e com tampas herméticas para minimizar a liberação de vapores. Os armários de segurança para produtos inflamáveis devem resistir ao fogo e conter derramamentos. Mantenha-os fechados quando não estiverem em uso.
Identifique e rotule todos os produtos
Por serem produtos que oferecem risco, é necessário utilizar etiquetas que indiquem claramente o conteúdo e os riscos associados. Além disso, sua empresa deve manter as fichas de dados de segurança (FDS) acessíveis, contendo informações detalhadas sobre os produtos armazenados e procedimentos de emergência.
Esteja sempre atento às normas e regulamentações
Conforme a legislação atual no Brasil, todas as empresas que armazenam produtos inflamáveis devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e às instruções técnicas do Corpo de Bombeiros de cada cidade. Se você tem dúvidas sobre como proceder para cumprir com toda a legislação e garantir a sua segurança, entre em contato com o time de especialistas da Hidrocamp. Nós podemos esclarecer todos os procedimentos e fazer um projeto seguro para a sua empresa.
Prudência e responsabilidade ao trabalhar com produtos inflamáveis
Armazenar produtos inflamáveis com segurança é uma responsabilidade que não pode ser negligenciada. Seguindo estas práticas recomendadas, você pode minimizar significativamente os riscos de acidentes e garantir um ambiente de trabalho seguro para todos.
Também é importante treinar seus funcionários quanto ao manuseio e armazenamento e também fornecer e exigir o uso dos EPIs de maneira correta. Esta é uma medida que reforça a segurança e protege a vida dos funcionários.
Por fim, cabe ressaltar que, por se tratar de um risco aumentado, é ideal ter uma empresa especialista em proteção e combate a incêndio prestando uma consultoria frequente e realizando as manutenções necessárias nos equipamentos para garantir a proteção de todos. Solicite um orçamento com a equipe Hidrocamp e se surpreenda com o nosso atendimento.