Aposto que você já pensou que em uma garagem não tem nada que possa causar um princípio de incêndio. Mas se você pensa assim, para a sua surpresa, você está bem enganado! Esses espaços, embora projetados para o estacionamento de veículos, possuem características que podem aumentar os riscos de incêndio, como a presença de materiais inflamáveis e sistemas elétricos que exigem uma atenção especial. Por isso, vamos trazer informações essenciais sobre a prevenção de incêndio em estacionamentos e garagens para garantir a segurança de pessoas e patrimônios.
Por que os estacionamentos e garagens são áreas de risco?
Primeiramente, é fundamental entender o que aumenta o risco de incêndio em estacionamentos e garagens. A começar pelos carros, que possuem tanques com combustível em seu interior, também podemos citar seus sistemas elétricos complexos e outras substâncias químicas inflamáveis como óleos e lubrificantes.
Assim, o simples fato de ter veículos estacionados e circulando nesses espaços os torna vulneráveis, especialmente se medidas preventivas adequadas não forem adotadas. Além disso, as garagens subterrâneas ou fechadas têm circulação de ar limitada, o que pode agravar o impacto de um incêndio, aumentando o risco de morte por asfixia.
O que pode causar um incêndio em um estacionamento?
Alguns problemas bem comuns podem causar incêndio em um estacionamento. Como exemplos temos: curto-circuito em sistemas elétricos de carros e motos; superaquecimento de baterias; vazamento de combustível; e equipamentos elétricos sem a devida manutenção, especialmente no caso de estacionamentos que oferecem pontos de recarga para carros elétricos.
Cabe ressaltar que em muitos estacionamentos é comum vermos poças de vazamento de óleo de carro, que podem se tornar combustível para as chamas que se iniciam em local próximo.
Além disso, muitas empresas utilizam a garagem para armazenar pallets de madeira, móveis quebrados, caixas de papelão e outros materiais que pegam fogo rapidamente. Essa conduta pode fazer com que um pequeno incidente com fogo tome maiores proporções rapidamente.
Prevenção de incêndio em estacionamentos e garagens
A seguir, confira algumas dicas simples para cuidar do seu espaço de estacionamento e proteger seus clientes e funcionários:
- Evite armazenar entulho, lixo e materiais de fácil combustão na garagem;
- Realize a manutenção regular das instalações elétricas, especialmente se a construção for mais antiga;
- Instale sistemas de combate às chamas, como hidrantes, mangotinhos, mangueiras, extintores etc;
- Sinalize toda a rota de evacuação em caso de incidente com fogo;
- Faça um controle rigoroso e um monitoramento de quem acessa o estacionamento do seu estabelecimento. Evite que pessoas mal intencionadas iniciem um incêndio criminoso.
Não negligencie sua garagem!
A prevenção de incêndios em estacionamentos e garagens exige uma abordagem multifacetada, que envolve a manutenção adequada de sistemas elétricos e de veículos, a instalação de equipamentos de combate a incêndio, o treinamento de funcionários e o cumprimento das normas vigentes. Tudo isso começa com um bom projeto de proteção e combate a incêndio. Para isso, conte com a equipe de engenheiros especialistas da Hidrocamp. Entre em contato e solicite um orçamento para minimizar os riscos de incêndio, garantir a segurança de todos os usuários e preservar o patrimônio.