Como funciona a fiscalização do Corpo de Bombeiros

Se você é proprietário de uma empresa ou responsável por um estabelecimento comercial ou prédio residencial, é essencial compreender o papel que o Corpo de Bombeiros desempenha na fiscalização e garantia da sua segurança contra incêndios. Neste artigo, vamos explorar em detalhes como funciona o processo de fiscalização do Corpo de Bombeiros e o que você precisa saber para garantir estar em conformidade e obter seu CLCB ou AVCB.

 

O que o Corpo de Bombeiros verifica?

 

A princípio, o Corpo de Bombeiros irá verificar desde o projeto de proteção e combate a incêndio, feito por um engenheiro especialista, até os sistemas de combate a incêndio, funcionamento correto dos equipamentos, data de validade destes, saídas de emergência, sinalização de segurança, iluminação de emergência e outros itens do projeto.

 

Por que é importante se submeter à fiscalização do Corpo de Bombeiros?

 

Toda empresa deve ter o CLCB ou AVCB (de acordo com seu tamanho e número de ocupantes). Estes certificados atestam que a empresa é segura em relação a incêndio. O órgão responsável pela vistoria e emissão destes documentos é o Corpo de Bombeiros. Por essa razão, todas as empresas devem se submeter à fiscalização, caso contrário ficam sujeitas a multas e até ao impedimento das operações e fechamento permanente da edificação. 

O que acontece se o estabelecimento não estiver em conformidade?

 

Nesse sentido, se forem identificadas não conformidades durante a inspeção, o Corpo de Bombeiros emitirá um relatório detalhando as áreas que precisam ser corrigidas para estar em conformidade com os regulamentos de segurança contra incêndios e, a partir disso, obter seu certificado.

 

Se a sua empresa receber o relatório de não conformidades, é importante corrigir as questões o mais rápido possível. Para isso, conte com o auxílio de uma empresa especializada em prevenção e combate a incêndio, como a Hidrocamp. Nossa consultoria pode analisar o relatório do Corpo de Bombeiros e te auxiliar a regularizar sua situação gastando o mínimo possível. Uma vez feitas as correções, você deve solicitar uma reinspeção do seu local para garantir que todas as não conformidades tenham sido abordadas.

 

É importante estar ciente de que a não conformidade com os regulamentos de segurança contra incêndios pode resultar em multas e penalidades. Além disso, a não conformidade pode colocar em risco a segurança de seus funcionários, clientes e de todo o seu patrimônio em caso de incêndio.

 

Como solicitar a fiscalização do Corpo de Bombeiros?

 

Após se certificar de que sua empresa cumpre com todas as exigências do Corpo de Bombeiros para a emissão do CLCB ou AVCB, você precisará entrar em contato para solicitar a fiscalização. 

Para isso, acesse o site do Corpo de Bombeiros da sua cidade e verifique como fazer o agendamento. Muitos deles possuem um formulário on-line para preenchimento e agendamento. O procedimento varia de acordo com a cidade, mas de modo geral costuma ser simples e rápido. 

 

Não deixe de submeter sua empresa à fiscalização do Corpo de Bombeiros. E lembre-se, caso precise fazer todo o processo de adequação, solicite seu orçamento com a equipe de especialistas da Hidrocamp