Os sistemas fotovoltaicos, popularmente conhecidos como sistemas de energia solar, têm se tornado uma alternativa cada vez mais popular para a geração de energia elétrica limpa e sustentável. Devido ao seu grande potencial de economia nos gastos com energia, esses sistemas têm caído no gosto popular. Porém, o que talvez você não saiba é que para ter um destes é necessário gerir o risco de incêndio, pois eles são potencialmente perigosos. Nesse sentido vamos fornecer orientações acerca da prevenção de incidentes com este tipo de tecnologia.
Principais causas de incêndio em sistema fotovoltaico
Componentes elétricos defeituosos
Um dos principais riscos de incêndio em sistemas fotovoltaicos está relacionado a componentes elétricos defeituosos ou de baixa qualidade. Isso inclui inversores, cabos, conectores e outros componentes elétricos que, se falharem, podem causar curtos-circuitos ou superaquecimento.
Instalação feita por amadores
A instalação inadequada é uma causa comum de riscos de incêndio. Isso pode incluir: Conexões elétricas soltas ou incorretamente realizadas podem gerar faíscas e calor excessivo; e sobrecarga de componentes, como inversores, que podem sobreaquecer.
Falta de manutenção
Outra causa frequente de incêndio em sistema fotovoltaico é a negligência na manutenção. Isso pode levar ao acúmulo de sujeira, poeira e detritos, que podem causar isolamento térmico e aumentar o risco de superaquecimento. Além disso, a corrosão e o desgaste de componentes ao longo do tempo podem comprometer a segurança do sistema.
Exposição a condições ambientais extremas
Os sistemas fotovoltaicos estão expostos a uma variedade de condições ambientais, como chuva, geada, calor extremo e radiação UV. Esses fatores podem degradar os materiais ao longo do tempo, aumentando o risco de falhas elétricas e, consequentemente, incêndios.
O que fazer em caso de incidentes com fogo?
Caso você opte por ter um sistema fotovoltaico em sua empresa, é necessário manter extintores de incêndio adequados e outros equipamentos de segurança próximos aos componentes do sistema para conter um incêndio no estágio inicial. Além disso, é importante alertar os seus colaboradores sobre o risco de incêndio e orientá-los sobre como agir durante uma emergência.
Se a sua empresa possui o CLCB e está de acordo com todas as especificações do Corpo de Bombeiros, é possível utilizar um sistema fotovoltaico reduzindo muito o risco. Portanto, atente-se ao uso de componentes de qualidade, à instalação profissional e à manutenção regular. E se tiver alguma dúvida sobre a melhor forma de mitigar riscos e garantir a economia em sua conta de energia com um sistema fotovoltaico, entre em contato com a Hidrocamp!